27 maio 2009

Carta de S. Paulo aos Coríntios

1 Ainda que eu falasse línguas,as dos homens e dos anjos,se não tivesse amor,seria como sino ruidosoou como címbalo estridente.
2 Ainda que tivesse o domda profecia,o conhecimento de todosos mistérios e de toda a ciência;ainda que tivesse toda a fé,a ponto de transportar montanhas,
se não tivesse amor, nada seria.
3 Ainda que eu distribuíssetodos os meus bens aos famintos,ainda que entregasseo meu corpo às chamas,se não tivesse amor,nada disso me adiantaria.
4 O amor é paciente,o amor é prestativo;não é invejoso, não se ostenta,não se incha de orgulho.
5 Nada faz de inconveniente,não procura o seu próprio interesse, não seirrita, não guarda rancor.
6 Não se alegra com a injustiça,mas regozija-se com a verdade.
7 Tudo desculpa, tudo crê,tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais passará.As profecias desaparecerão,as línguas cessarão,a ciência também desaparecerá.
9 Pois o nosso conhecimentoé limitado;limitada é também a nossa profecia.
10 Mas, quando vier a perfeição,desaparecerá o que é limitado.
11 Quando eu era criança,falava como criança,pensava como criança,raciocinava como criança.Depois que me tornei adulto,deixei o que era próprio de criança.
12 Agora vemos como em espelhoe de maneira confusa;mas depois veremos face a face.Agora o meu conhecimentoé limitado,mas depois conhecereicomo sou conhecido.
13 Agora, portanto,permanecem estas três coisas:a fé, a esperança e o amor.
A maior delas, porém, é o amor.

Sem comentários: