23 julho 2008

Pain Of Salvation





Em cada poro
Da tua pele
Macia
Acetinada
Jaz
Uma gota

Pequena
Salgada

Em cada dia
Da tua vida
Árdua
Maltratada
Jaz


Uma criança
Pequena
abandonada

Em cada página
Do teu livro
aprisionada
Jaz
Uma palavra
Amordaçada.

22 julho 2008

Toque de Deus? ou divindade do Homem?



29 million views!!! Go Paul, go!!!
Congratulations.

Os Tudor (Ou como uma malvada inglesa assassinou um rei português)




Iniciou ontem, dia 21-07-2008, uma série, na RTP2, «Os Tudor » sobre a vida e a corte de Henrique VIII, rei de Inglaterra.!
“Os Tudors” é uma série de televisão que, produzida por canadianos e irlandeses (Peace Arch Entertainment / Showtime, Reveille Eire), foi apresentada em Portugal pela RTP-2, no Outono passado.
A série parece, à primeira vista, de facto histórica, baseada em acontecimentos reais e naquilo que realmente se passou na época – Mas , acautelai-vos gentes menos atentas, esta é mais uma manobra de enegrecimento da História do Reino de Portugal e dos Algarves; manobra esta que só é possível com o apoio de um canal de televisão pago e sustentado pelo erário público, pelo dinheiro dos contribuintes!!!
È triste o posicionamento da RTP, como alguém disse, é triste a fraca aposta em fazer ficção nacional com temas históricos. Mas se assim é, então os mais jovens olham para estas séries estrangeiras e pensam que aquilo que eles contam foi o que se passou na nossa história. O que neste caso claramente não é verdade.
Como é que a RTP compra e exibe uma tal monstruosidade, não se percebe.
Passo a explicar:
- Henrique tem uma irmã (Margarida na série, que na realidade não existiu), que é obrigada a casar com o Rei de Portugal. O Rei de Portugal é já de avançada idade e por isso (ela é nova), não quer casar com ele. Até aqui tudo bem, naquela altura o que mais havia era casamentos deste tipo.
Lá vai Margarida de barco para Portugal. Quase a chegar a Lisboa "enrola-se" lá com um nobre que a acompanha. Tudo bem, ficção normal. Agora vem a parte "triste":
Chega a Lisboa e o palácio real é retratado como um sítio escuro, com uma corte de "gajos" "rebarbados que mostram a língua e tal quando a princesa passa. Chega ela ao pé do Rei e este é retratado como um velho asqueroso e decrépito (mas mesmo nojento).
Passa-se para a cena em que ela e o Rei vão ter a primeira noite juntos. Toda a nobreza em volta da cama em libidinosa babosice. Até aqui tudo bem pois parece que naqueles tempos era usual ter "pessoal" em volta da cama quando se dava a "trancada" real.
Próxima cena: abre-se o pano em volta da cama e a princesa faz sinal que ele lá conseguiu consumar o acto. Mostra-se a tal personagem a arfar como se fosse morrer, e a nobreza a bater palmas.
Ultima cena : a princesa mata-o na cama, com uma almofada na cara. Ridículo da cena: mostram os pés do Rei todos sujos dando a ideia de que o velho não se lava há muito tempo. (Perdoem-me a crueza da descrição – é mesmo assim!!!)
Desconhecia por completo a existência deste rei português assassinado por uma malvada inglesa!!!

Aquela parte da ida da princesa Margarida para Portugal é invenção. Isso nunca existiu. Se assim é porquê encaixar aquilo na série? Nem acrescenta nada de jeito à estória. Enfim....Aquela então de mostrar os pés do Rei sujos enquanto a Margarida o mata é de um ridículo a toda a prova. Como se os Ingleses e Franceses naquela altura tomassem banho todos os dias. Volto a dizer, completamente despropositado. Se não retratam assim os Franceses na série, porquê os Portugueses?
Por ter duvidas é que, antes de meter o post andei numas páginas a ler o que aconteceu naquela altura. Espanto meu quando dou de caras com a wikipedia que tem lá uma referência à série e refere que aquela parte é ficcionada. Bonito... ehh pá os Ingleses (penso que a série é inglesa) podem retratar-nos como quiserem, agora a RTP é que devia ter mais cuidado naquilo que selecciona. Já viram os "putos" de 15, 16 anos a ver aquilo e a pensar: ehh lá!! naquela altura tinham um velho decrépito e tarado como rei, numa corte de porcos maltrapilhos.

Esta série, provavelmente foi adquirida em saldos ou nalgum pacote promocional.

Aparentemente o rigor histórico não interessa, e desde que tenha muitos peitos e coxas desnudadas é sucesso de audiência.
A corte portuguesa surge como algo grotesco! Tudo gente aparvalhada, pacóvia, que até no momento da consumação do casamento entre este Rei, com nome desconhecido, e a sua esposa (irmã do Rei Inglês), rodeiam a cama, fazendo claque para a coisa correr bem!!!
Em primeiro lugar, nenhuma irmã de Henrique VIII se casou com um Monarca Português. Houve uma que se casou, de facto, com um Rei velho e decrépito, que nem chegou a consumar o casamento mas esse era o Rei de... França (Luís XII)!!

Em segundo lugar, o Rei que governava na altura em Portugal não era nenhum velho, mas sim o jovem D. João III, de 23 anos! (1521-1557)ou, não precisando a data o seu antecessor o Rei D. Manuel I (1495- 1521) http://www.casareal.co.pt/casareal/cronologia/index.php

Em terceiro lugar, Portugal estava na época dos Descobrimentos, período que corresponde ao nosso apogeu de desenvolvimento, de riqueza e a corte portuguesa não era, de todo, aquilo que ali está retratado!
Bom, eu acho que toda esta má vontade em relação a Portugal é vingança por causa do caso Maddie. Os Ingleses pensaram: «Ai vocês dizem que foram os pais que mataram acidentalmente a menina, então nós vamos dizer que o vosso Rei era nojento!» Só pode! Vingativos, pá...malandros!!!
Pois afinal não era bem assim e a coisa tinha que dar para o torto. E onde é que deu para o torto? Na caracterização da corte portuguesa!!
Só pode mesmo ser vingança e com a conivência da RTP que, contribui para a deturpação do rigor histórico. Se assim é…..igualmente tiro as devidas ilações ou….sugestivas…..
Pobre país este! Nem a memória histórica é preservada no que de melhor poderíamos deixar como herança!!!

P.S. Sir Thomas More ( http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://www.luminarium.org/renlit/tmore.htm&sa=X&oi=translate&resnum=3&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dthomas%2Bmoore%26hl%3Dpt-PT) e não sir Thomas Moro ( o "moro" deveria ser outro...

13 julho 2008

Amar é....ou deveria ser....assim!

“Amor não é posse. Amar é doar, é libertar, é permitir que o outro tenha a oportunidade de escolher e percorrer o caminho que lhe é próprio. Amar é permanecer amando, mesmo sabendo que os caminhos escolhidos são diferentes dos nossos”.

Em cada relacionamento quase sempre entramos no meio do filme, ou saímos a meio dele. Não existe uma hora certa, não há uma hora errada. É apenas uma das nossas horas.

Sempre que encontramos alguém deverá ser para aprender as lições de como podemos e devemos amar e amar a nós mesmos. Não importa o que foi dito e feito. Viemos para nos respeitar a nós próprios e aos outros, cada um no seu Universo.

Só o amor devemos levar de toda a relação. Ao sair, na metade desse filme, onde cada um é um dos protagonistas, deveríamos apenas levar as lembranças e imagens do Amor que se sentiu.

Deveremos ser capazes de fazer com que cada saída seja plena de leveza. Experimentar ficar volátil, leve, como a ave que vê e se sente desgarrar do nosso corpo como uma pena; mergulhar na atmosfera do túnel do tempo como as folhas de outono que se desprendem das plantas e árvores para permitir as florações futuras que anunciam a primavera, o novo tempo.
Claro que pode haver sofrimento... Todo o desprendimento, toda ruptura acaba por vezes provocando em nós crateras, que ameaçam a nossa integridade.
Antigamente, o casamento era um património da sociedade e envolvia compromissos para toda a vida, na tristeza e na alegria e até à morte.

Mas hoje em dia tudo está modificado, a mulher saiu do anonimato, abriu e escancarou as janelas da sua existência e deslumbrou- se com o que viu cá fora, e agora permite-se encantar com este novo jeito de viver.
Óbviamente que existem arranhões porque está a lidar com uma situação nova. No entanto, é positivo ver a mulher a conquistar espaço em todas as áreas de trabalho,
E a propósito de relacionamentos, lembrei-me desta espécie de apelo e ao mesmo tempo como que uma espécie de consciência a respeito do que representa sentir uma outra pessoa na minha vida:


“Querido DEUS, eu sei que com a Tua orientação elaborei este meu plano de vida e inclui nele relacionamentos. Com alguns, devo aprender com o fim do crescimento da minha alma; outros, irão ajudar-me a descobrir o meu valor e a qualidade das outras criaturas e, finalmente, terei aquele relacionamento no qual amarei e serei amada.

Peço sabedoria e sensibilidade para entender a diferenciá-los e a aceitá-los.
Dá-me coragem e a firme intenção para estar pronto (a) e aceitar o carinho e a presença de alguém que o Universo me possa destinar. Ilumina-me DEUS, para que o meu coração e pensamentos possam compartilhar espaço e metas sem restrições, medos ou preconceitos.

Elimina em meu corpo e alma a sensação de perda e de abandono, porque a TUA PRESENÇA será para mim, o refrigério, o escudo e a alavanca para que eu siga meu caminho com alegria e paz.
E que o teu AMOR possa trazer para o meu coração e minha vida, aqueles que me AMAM e querem a minha FELICIDADE. Obrigado DEUS”.

E, finalmente, gostava de dizer que todo tipo de relacionamento, seja por companheirismo de coração como no trabalho, na rua e em todos os lugares é um caminho para que nós aprendamos a nos amar. Procurarei fazer essa leitura, evitando cobrar da outro algo que nem eu dou completamente. Nem sempre exijo o melhor de mim própria física e emocionalmente . Então, como vou poder exigir de uma outra pessoa, , que conheci agora ou há alguns anos que ela tenha para mim atitudes que nem eu consigo ter.

Sim, eu vim à Terra para me amar, para me compreender e para fazer o melhor. E se desejo fazer na vida uma jornada brilhante, tenho de percorrer o meu Universo interior É nele que estão os tesouros da alma. Não me enganando, o outro ou a outra pessoa que está ao meu lado, compartilhando espaços e caminhos é também alguém que está na busca, tentando conhecer-se a si mesmo. Além disso, ambos surgiram de universos diferentes, costumes desiguais, interesses de outro tipo.

Mas, então, como interagir, com tantas diferenças? O único caminho é amar-se e amar. Procurar olhar o outro sem a obstinação de fazer dele uma sombra onde se possa repousar; ou uma cópia de seu jeito de ser; uma miragem com que me deixo encantar como se estivesse no deserto com sede.

Pensar que esta outra pessoa que está do meu lado é também um ser humano, com carências e afectos. Desconhecido até o dia do encontro. Agora, é parte de mim, cuidar do que há de bom nele, observar o seu jeito de entender a vida e procurar entendê-lo.
Olhar para o mesmo lado, pondo a mão assim, como que para proteger os olhos do Sol. Copiar dele o que tem de interessante, gracioso. ..e tem tanto !

E se não der certo, se tentar e nada der certo, possuir a coragem de dizer que terminou, com a mesma fidalguia e dignidade com que entrei na vida da pessoa e porque estou só na metade do filme, há muitas coisas ainda para viver e aprender, muitas criaturas para amar e ser amada. Lá para o final da estrada, há um horizonte imenso esperando por mim e, por lá, outras pessoas aguardando essas palavras, este meu jeito de amar.
Seguindo o meu caminho, secando as lágrimas e entendendo que amar é um jeito próprio de sentir, Nada está errado no Universo, somos apenas seres em elaboração, aprendendo a arte de viver e amar. E eu gosto de mim e de si também! Ah como eu o adoro!

10 julho 2008

Os sons das palavras que ficaram por nascer


Foto:arroba

Onde existem agora sombras
Sobre todos os sons
Das palavras
Que ficaram por nascer
Correremos a cortina
Do silêncio
Dos versos
Que não cheguei
A dizer

E sobre a palavra
Fecundada
O verso
Que não chegou
A acontecer

Direi , talvez
Um dia
Redescobrindo
Na noite esparsa
O verdadeiro
Sentido
De renascer

Alexandra/Esmeralda

Carta aberta aos nossos governantes:

Oficialmente, a pequena Alexandra não tem nacionalidade russa, mas sim ucraniana, por ascendência do pai. Já a nacionalidade portuguesa é devida ao facto de ter nascido em Portugal: o parto ocorreu no Hospital de São Marcos, em Braga, a 3 de Abril de 2003.Foi entregue a uma familia de acolhimento , o casal João Pinheiro e Florinda Vieira, na sequência de denúncias de alegados maus tratos.
Face à “manifesta incapacidade” da mãe biológica em manter qualquer tipo de ligação afectiva com a filha, o Tribunal de Barcelos decidiu em 04.06.2007, manter à guarda da família de acolhimento a pequena Alexandra Tsyklauri, a ‘menina russa’ que completou cinco anos em Abril de 2008 e chegou a estar retida nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do Porto no último Verão para ser repatriada para a Rússia, juntamente com a progenitora.

A decisão foi reavaliada muito recentemente, e, segundo informação ouvida hoje pela manhã, num programa televisivo da TVI, em que estiveram presentes o inspector da Polícia Judiciária Hernani Carvalho e João Pinheiro , pai afectivo da criança.
No acórdão inicial, são dados como provados comportamentos erráticos de Natália Zarubina, que foi alertada para a iminência de perder definitivamente a filha, “caso não demonstre que sabe ser ‘Mãe’”, o que não se limita apenas a um laço de sangue, mas sobretudo manter uma relação saudável de afecto, amor, carinho, cuidados de saúde, alimentação e educação.
Esse papel tem sido assumido por Florinda Vieira e João Pinheiro, o casal de Vila Seca, Barcelos, que há três anos acolheu ‘Xana’ em situação de desnutrição, com desequilíbrios emocionais e uma concepção desconcertante sobre a vida familiar, provocados sobretudo pela vida da progenitora, ligada ao alcoolismo e prostituição na cidade de Braga, o que levou a Segurança Social a considerar a criança em risco.
Caso se mantenha a incapacidade de Natália Zarubina – que não foi repatriada para a Rússia em Junho de 2007 por causa da dupla nacionalidade da filha – em ter uma relação parental com Alexandra, o Estado português irá assumir a responsabilidade sobre a criança, que deverá ser alvo de processo de adopção. Nesse caso, Florinda Vieira e João Pinheiro manifestaram já intenção de se candidatar, merecendo do privilégio de preferência, face à ligação já estabelecida.
“Ou fica connosco ou com a mãe, se ela mudar, mas isso é quase impossível, porque já tentámos de tudo e nunca conseguimos que mudasse um bocadinho que fosse”, comentou o empresário João Pinheiro, duvidando que Zarubina venha a exercer o direito de visitar semanalmente a filha e a aceitar o tratamento psicológico determinado pelo Tribunal de Barcelos.
Senhores, agora questiono eu, como simples cidadã: - Terei ouvido mal??é que o ùltimo acórdão do tribunal pronunciou-se a favor da entrega da menor à mâe biológica!!!!! Estamos em 2008 em pleno século XXI, um tempo em que cada vez menos compreendo as leis deste país. Teóricamente, todo e qualquer menor que esteja em risco, passa a estar sob a alçada das Comissões de Protecção, merecendo do Estado toda a protecção legal e de facto. Esta criança, independente de ser filha de uma imigrante ilegal russa, nasceu em Portugal, está em território nacional, foi aqui seviciada e entregue em deficiente estado de saúde, desidratada e, citando João Pinheiro: - VIOLADA!!!!
Pergunto onde está a comunicação social e as entidades públicas do "Caso Esmeralda"
Quem dá poderes em matéria de risco , para que um Tribunal de "Homens" envie esta criança para junto dos seus maltratantes pais???
Eu mesma estabeleci contacto em 10.07.2008(sensívelmente pelas 14:30H) , com o Instituto de Apoio à Criança, através do nº nacional 800 20 26 51 ( Drª Suzana) e fiquei surpreendida por, não existir nenhuma denúncia sobre este caso!!! Afinal??? Vemos, ouvimos e lemos e....nada fazemos??
Na Comissão de Protecção de Menores em Braga, através da sua interlocutora Drª Carla Antunes recebi a mesma resposta, o "caso" está entregue ao tribunal de Barcelos, fora portanto, da área de competência de Braga....
Sinto-me revoltada, e sem absolutamente nenhuma confiança na nossa Justiça Portuguesa!!! Como mulher, como mãe, como cidadã!
Constacto, cada vez mais que o sistema não funciona, demasiada acumulação de processos, demasiada burocracia, "jobs for the boys", inoperãncia completa do das instituições que deveriam zelar, neste caso, pelo melhor que ainda existe no ser humano: as nossas crianças!!Este é um país com duas faces da mesma moeda: ESMERALDA/ALEXANDRA.
E assim vai o estado de síto...da Nação!!!
Esclareçam-me..talvez eu esteja errada e tenha deturpado tudo!!!Será que fui manipulada em termos de informação? Deus queira que sim....

07 julho 2008

Paraísos perdios


Foto:JanaVieiras


Encostei-me à porta acabada de fechar, deixei-me escorregar, lentamente até me sentar no chão; com as costas apoiadas na madeira de carvalho carcomida pelo caruncho, minúsculos buracos ocultos em camadas de cera pacientemente aplicadas ao longo do tempo .Como eu gostava de sentir aquele cheiro, misturado com memórias da tua colónia discreta.O silêncio era forte, violava os meus sentidos, anteriormente despertos e expectantes.Agora só mesmo querendo esquecer, que a roda do tempo tudo tritura inexoravelmente.
Cerrei os olhos, pensando que tinha sido uma miragem. Não !Não tinhas estado comigo na noite de lua cheia, aliás nem eu já acreditava na existência da lua.
O silêncio invadiu o espaço, voltei para dentro de mim, procurando-te incessantemente num paraíso que adivinhava perdido.
Nunca voltaste! A porta continuou cerrada e eu....
Bem eu....fui condenada a prisão perpétua!

Zimbabue

Robert Mugabe roubou a presidência do Zimbábue com uma eleição de fachada. Presidentes e chefes de estado de todo o mundo precisam se pronunciar contra a presidência do Mugabe. Clique abaixo para enviar uma mensagem para o seu governo:
Participe agora!
Depois de uma eleição violenta onde o candidato de oposição Morgan Tsvangirai teve que desistir da sua candidatura, Robert Mugabe, se auto declarou presidente. A situação está bastante tensa e o destino do país depende de uma negociação entre Mugabe e o candidato escolhido pelo povo no primeiro turno, Morgan Tsvangirai.

Se governos ao redor do mundo se recusarem a reconhecer a presidência do Mugabe, e pressionarem outros países a fazer o mesmo, o poder político dele irá diminuir e ele será obrigado a entrar em um acordo com o Tsvangirai. Alguns governos já se recusaram a reconhecer o Mugabe como presidente, precisamos aproveitar o momento para pedir para outros governos aderirem. Clique abaixo para enviar uma mensagem padrão ou personalizada para seu chefe de estado:

http://www.avaaz.org/po/zimbabwe_chance_for_peace/16.php?cl=105505310

O povo do Zimbábue precisa desesperadamente de algum sinal de esperança. Depois de 28 anos no poder o Mugabe arrasou o país que tem 80% de desemprego, 160.000% de inflação, e uma violenta repressão política; com isso, 30% da população já fugiu do país.

Ficou claro que Tsvangirai é o preferido do povo, tendo ganho o primeiro turno das eleições. Quando o partido do Mugabe percebeu que o Tsvangirai venceria as eleições, eles passaram a intimidar, prender, torturar e até matar os militantes do MDC – partido do Tsvangirai. O MDC foi proibido de fazer comícios e qualquer um com uma camiseta do partido era vítima de ataques. O Secretário Geral da ONU, e observadores eleitorais da União Africana e da Comunidade do Desenvolvimento do Sul da África (SADC), alegaram que, por causa da perseguição política, o segundo turno das eleições foi ilegítimo.

Agora só há um caminho para acabar com a violência, a negociação de um acordo para os dois partidos. Se governantes, do Brasil ao Botsuana, da Indonésia á Índia, rejeitarem o regime do Mugabe, haverá a chance de um acordo que reflita a vontade do povo do Zimbábue. Temos que agir rápido, essa é a primeira oportunidade em anos de tirar o Mugabe do poder. Envie sua mensagem e divulgue a campanha:

http://www.avaaz.org/po/zimbabwe_chance_for_peace/16.php?cl=105505310

Com esperança,

Ricken, Alice, Ben, Graziela, Mark, Paul, Galit, Iain, Pascal e Milena – a equipe Avaaz.org

--------------------------------------------
SOBRE A AVAAZ

Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa 'voz' em várias línguas européias e asiáticas.
Por favor adicione avaaz@avaaz.org para sua lista de endereços para garantir que você continue recebendo os nossos alertas. Ou se você prefeir deixar de receber nossos alertasclique aqui


Para entrar em contato com a Avaaz, escreva para info@avaaz.org, ou envie correspondência para 260 Fifth Avenue, Nova York - NY 10001 EUA. Avaaz.org está presente também em Washington, Londres, Rio de Janeiro e ao redor do mundo.

03 julho 2008

Gotas de água




Gota a gota
surgiu
um universo
profundo
agitado
oceano imenso
de sentidos
a jorrar
em torrente
marés negras
azuis
imersas em pensamento
invadiram a orla da praia
e lá estavas tu
barco parado
vazio
dançando ao som
da brisa
que nunca te abandona
mesmo
quando gota a gota
a água cai do firmamento
inundando o convés
e te afoga
em oceanos infinitos..

Portal Gótico


deep purple - when a blind man cries

If you're leaving close the door...I'm not expecting people anymore.
Hear me grieving...I'm lying on the floor.
Whether I'm drunk or dead I really ain't too sure.

I'm a blind man, I'm a blind man and my world is pale.When a blind man cries,
Lord, you know there ain't no sadder tale...

Teu corpo é
portal gótico de luz
entrando em redondilha
nas cordas da harpa
perdida
em toque suave
acalentando, ainda
redilhados de palavras
que palpitam fugitivas
entreabrindo à cambraia
do tempo
o infinito do sonho.