26 agosto 2007

Simbolismo dos números

“ O mundo é construído sobre o poder dos números.” Esta afirmação foi atribuída ao matemático e místico Pitágoras, que viveu na antiga Grécia no século VI antes de Cristo. A partir dessa teoria os números universais foram reduzidos aos algarismos de 1 a 9, como os números primitivos que dão origem a todos os demais. Vinte séculos depois, em 1533 d.C., Cornelius Agripa revelava, na sua Filosofia Ocultista, o significado simbólico dos números:

1 – É o número da acção, da ambição e da agressão, palavras iniciadas com a letra «A», que também é a nº 1 do alfabeto. O nº 1 tem como objectivo a conquista do poder e da glória.

2 – É o número do contraste e das coisas que se opõem, como o preto e o branco. Ele simboliza o equilíbrio, o qual é conseguido por meio da divisão de forças positivas e negativas.

3 – É o número da versatilidade. O seu símbolo é o triângulo, onde um lado representa o passado, outro o presente e o futuro. O nº 3 reúne várias qualidades positivas, como o entusiasmo e a habilidade, sendo, por isso, o número mais moldável.

4 – É o número da persistência e da tolerância. É representado pelo quadrado, pelas estações do ano, pelos pontos cardeais e pelos antigos elementos, que também eram quatro: o fogo, a água, o ar e a terra.

5 – É o número da ousadia e da aventura, revelando todas as suas qualidades nas viagens e outras situações imprevisíveis. Não tem a mesma estabilidade e firmeza do nº 4, pois é o símbolo do inesperado, mas é o algarismo que atrai a boa sorte.

6 – É o número da lealdade e da confiança. É considerado perfeito, sendo divisível, ao mesmo tempo, pelo número 2, que é par, e pelo 3, que é ímpar. Desta forma, ele combina as qualidades desses dois números. Por essa e outras características é o número que está em harmonia com a natureza.

7 – É o número do mistério e de tudo o que é oculto e desconhecido. O 7 simboliza os sete planetas dominantes, os sete dias da semana e as sete notas da escala musical. O número 7 representa a fusão do número 1 – a unidade – com o número 6 – a perfeição. Dessa combinação resulta a entidade 7, o número místico por excelência.

8 – É o número do êxito material. Ele simboliza a firmeza elevada do sucesso total, ou, na linguagem dos números, o duplo quadrado. As partes do oito permanecem iguais quando ele é dividido: 4 e 4. Sendo novamente dividido, ainda continua com as suas partes iguais: 2, 2, 2, 2. E isto, no simbolismo dos números, representa um quádruplo equilíbrio.

9 – É o número da realização total, sendo o maior de todos os números primitivos. As características de todos os outros algarismos estão contidas no número 9, que poderá desenvolvê-las até ao seu grau máximo. Ele representa 3 vezes o número 3, o que lhe dá também mais uma qualidade: a de transformar a versatilidade do número 3 em inspiração.

Sem comentários: