07 abril 2010

Post aberto à Revista Ler

Dei por mim a pensar... que a Revista “Ler” deveria também incluir literatura que, ( e citando Inês Pedrosa) é aquilo que resiste ao marketing- não poderia eu estar mais de acordo com esta afirmação - Muito bem!
Sucede que não me parece que assim seja. Ah!... na edição de Abril de 2010, pode ler-se o artigo de Pedro Mexia ( na Biblioteca Fútil) ...”Parece que é Cluster”...pois....!Tal como refere Manuel Alegre "O mundo literário às vezes irrita-me porque sei o que são os compadrios. Quanto se entra na maldicência, é mesmo para magoar e para matar."
Já sei que não me vão responder, mas muito gostava de saber porque não dão destaque a autores que não sejam sempre os mesmos?? ( Os da moda, os apoiados pelas máquinas poderosas de marketing)
Li o artigo sobre Auto-ajuda para escritores, mas depois quando estes escrevem...quem os apoia ou publica? Naturalmente será mais fácil um camelo entrar para o reino dos Céus!
Outra coisa....LIVROS NO TOP....( mais reticências)...FNAC ( 10 os eleitos- pessoalmente atraiu-me sobremaneira a Antologia Resumo – A Poesia em 2009 ) e BERTRAND ( mais 10 )...quais os critérios aplicáveis? É que parece mesmo pescadinha de rabo na boca. Portugueses quase sempre os mesmos, liderando à partida José Rodrigues dos Santos - é obra literária a escrita do JRS – pergunto?!tem um tal peso cientifico que segundo alguns critícos deveria figurar como uma quase obra de refrência ao apoio escolar.Não lhe retiro absolutamente nenhum mérito como Jornalista, mas haverá por aí outros candidato/as igualmente merecedores . Bem, e como nem só de escrita literária vive o homem, há que engrossar os extractos bancários das Livrarias e Editoras, é caso para dizer que tiram o escalpe a quem se esgota, sem quase comer ou beber, parafraseando Rui Cardoso Martins.
Nove páginas inteirinhas dedicadas a Manuel Alegre. Que tal dar um pouco deste espaço a outros talentos; autores que não sempre os mesmos, há escritores que não tem o direito de entrar nas vossas páginas, muitas vezes o estigma da idade deita-os abaixo, só se tornam mediáticos todos aqueles que tenham nascido no pós-25 de Abril? Já pensaram nisso? Alargar horizontes e deixar entrar uma lufada de ar fresco....o Dr. Manuel Alegre não ficaria melindrado, suponho.
O negócio dos Editores e Livreiros contraria o estado de declínio do País - parece-me a mim e, se assim for muito bem, mas...em articulado mais uma “coisinha”, quanto custará às Editoras e aos Autores, expor um livro numa montra da Bertrand? ?Quanto custa a prateleira da frente e a do lado? Os Tops, os Destaques? Assim sendo como diz Paulo Ferreira e Nuno Seabra Lopes, os livros também têm "prazo de validade do Yogurte".

1 comentário:

Petrarca disse...

Claro que a maior parte tem prazo de validade, a ASAE deveria estar mais atenta, e outros deveriam ter a mesma indicação, na capa, que está nos maços de tabaco: "este livro faz mal à saúde".
Quanto a aparecerem sempre os mesmos, convém não esquecer que "business is business" e as editoras não são propriamente a Madre Teresa de Cacutá, Deus a tenha em seu eterno descanso...