04 setembro 2012

As Sombras que perseguimos...Parte II


Foto: Maria João Nunes©




Gaivotas são espuma branca, pedaços de um sentir

Parte de um mar tamanho que se cansou de bramir
E  por cima  da espuma  branca há um  manto azul celeste
Tanta mansidão no  olhar tanta paz, tanto mar.
É noite de lua cheia, noite de tantos desejos
que nos fazem desejar, 
E tanta água,   feita de luzidia prata, tanto  brilho acetinado
Polvilhado de gaivotas como se fora um bordado.
Ao longe, na escura costa distante, brilha o farol em cor de ouro desenhado
A iluminar as rotas do pescador e do peregrino
E eu  navegando no meu sonho, por cima da espuma branca
Seguindo os astros  no céu, olhando a lua a crescer
Iluminando as gaivotas neste  lento  entardecer.
E o luar furtivo avança, como se fora alma da noite
Trazendo consigo  a sombra que há tanto me persegue
Ou persigo-a eu a ela, num jogo de cabra-cega
Como se fora sol e lua que nunca se encontrarão
Ambos sem rota marcada, sem praia para aportar
Apenas a espuma branca, gaivota ou onda do mar
A cruzarem oceanos
E a minha alma peregrina  a querer também voar.
Maria João Nunes ( Inédito) 
 


Sem comentários: