01 janeiro 2008

Tábua de salvação



Para um pássaro encantado que vive num carvalho centenário e que vejo do alto dos meus sonhos, sempre que abro a minha janela...

Existem diversas espécies de madeiras:
Carvalho: Madeira muito duradoura e resistente à putrefacção. O veio é áspero. Mogno: “Madeira de lei”, tropical em risco. É castanha escura .
Ulmeiro: Madeira rica de cor escura que resiste à água e é muito forte.
Ácer: Madeira com um matiz vermelho dourado e veio aberto.
Faia: Madeira clara com textura e veio finos.
Escreveu o Padre António Vieira
"E assim como não há mármore nem bronze tão duro que, ferido do raio do sol, não responda ao mesmo sol com a reflexão do seu raio, assim não há coração tão de mármore na dureza, e tão de bronze na resistência, que, prevenido no amor, o não redobre e corresponda com outro."
Mas, e...e as árvores como ficam quando feridas pela aridez do clima, como ficarão os seus corpos ressequidos perante as intempérides que o astro rei lhes inflige?
Secas pelo calor, vergastadas pelo vento, inclinam-se aparentemente débeis e curvam-se sobre si próprias, no entanto, morrendo sempre de pé abraçando-nos com o seu amor, igualmente redobrado e correspondido .
Elas próprias tábuas de salvação, ao serviço do ser humano convertidas na sua essência, em um exemplo para as almas viventes que somos todos nós, também madeiras diferentes, matizes, veios e resistências proporcionais ao raios do sol que nos testam diáriamente.
Mármore, madeira, alma, seremos sempre o fruto do nosso sonho, de querer e poder acreditar, que poderá ser um anjo num jazigo, um caixão no cemitério, não sendo menos nobre por isso, mas poderá ser igualmente o "Beijo" de Rodin ou o berço do recém nascido ou um livro tão sómente....
Segundo Edgar Poe, a vida real do homem é feliz, principalmente porque está sempre à espera de o ser em breve; mas lembremo-nos que para tudo existe um tempo devido, a tábua de salvação de um homem leva muito tempo a construir,
Aperfeiçoada pelo vento, beijada pelo sol, vergastada pela chuva, chega-nos á nossa alma como mármore duro mas reflector do nosso carácter e do nosso querer.
Felizes dos que tem uma tábua de salvação que podem tranformar em berço, escultura ou livro, eis o mais sublime da alma, uma alma embutida de veios ásperos e resistentes á putrefacção que toca de beleza tudo ao seu redor como uma varinha de condão plena de magia e sentimento .
São as nossas tábuas de salvação! ...diferentes madeiras, diferentes utilizações, todas são o Caminho digno de cada ser vivente que possue Alma .
"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."
(João 10:9)

Sem comentários: