11 dezembro 2009

Carapaus

Vaidoso, olhava do alto da sua janela, as peixeiras que passavam e faziam dançar no alto das suas cabeças, enormes canastras cheias de peixe fresco de reflexos cor de mar.
Apregoavam em voz sonora “haaaaá carapau lindouuuu”, e seguiam rua acima, ao encontro das freguesas, apressadas para os preparativos do almoço.
Lambia-se o malandro, ciente da bela pelagem negra; no seu íntimo ecoavam memórias da selva e dos seus parentes felinos, panteras de sombras furtivas que, estranhamente, só gostavam de carne.
Pensava o gato : - Como é possível não gostar de carapau fresquinho?
Nada de hipermercados, grandes superfícies, onde os gatos não podiam entrar, entravam outras espécies - cogitava o bicho de olhos verdes a fingirem-se adormecidos.
Todas as manhãs a senhora Maria, como que arreava a sua bandeira de linóleo amarelo, toda coberta de belos espécimes frescos , sardinhas, pescadinhas, jaquinzinhos, mas o diacho do bichano gostava mesmo era de carapaus, lambia-se guloso e fazia soar pela rua estreita a sua voz metálica, quase irritada que clamava : - Carapaus!!!!! Adoráveis seres pelágicos, criados em mar aberto, coisa fina e escamosa, iguaria das melhores; - então quando a sua dona , a senhora Adelaide fazia carapaus com molho à espanhola, acompanhados de umas batatas cozidas com casca e salada de alface e tomate, entremeada com lascas de cebola - salivava com quantas papilas gustativas tinha na sua língua de gato e jurava a patas juntas, que todas elas funcionavam em uníssono: fungiformes, foliáceas, circunvaladas e filiformes.
Mas deixemo-nos de referências desnecessárias e tratemos do assunto que aqui nos traz: - O Carapau!!
E, não é que na sua frente estavam não um mas cerca de uma dezena deles, corpos fusiformes a sorrirem descaradamente. Pudera!! Quem não sorriria ao ver um gato preto na janela, de belos olhos verdes a piscar ??
E foi assim, que numa manhã soalheira, o gato negro, num salto rápido e ágil, gizou o plano e roubou um carapau à senhora Maria!!
O pregão silenciou-se e passou rápido ao impropério, gato manhoso, filho deste e daquele, ladrão!! Se te apanho um dia, levas uma biqueirada, mato-te bicho do demo!!
Algures, lá mais para cima, perto do céu, numa janela de águas furtadas sem uso, lambia-se o malandro abocanhando o carapau!
Teve mais sorte do que eu – pensei para os meus botões - não como carapau há mais de um ano, esta coisa de viver confinada em apartamentos e não poder assar uns quantos na brasa, por causa do transtorno dos cheiros , chateia-me a molécula!!
Quando vier o verão, ver se encontro uma esplanada, junto ao mar, que faça carapaus assados com molho à espanhola !

1 comentário:

Petrarca disse...

Razão tinha eu, em boa verdade ainda a não tinha mas já a pressentia, quando mudei de pele (só aqui) para me vestir de Petrarca, ainda que das dúzias. Talvez das mesmas dúzias a que a gritante senhora Maria vendia o carapau. Pelo que me apercebi nem seria carapau de gato, mas sim já do graúdo, para tanto se ter empenhado o felino de olhos verdes a armar tamanha armadilha para o rapinanço. A própria divagação culinária da autora a põe a salivar, nota-se perfeitamente, ainda que a tenha posto a saliva na boca do bicho. Isto deve pôr de sobreaviso os carapaus, sobretudo mais lá para o verão. Valha-lhes (a eles carapaus) a falta de condições dos apartamentos e as reacções que os cheiros provocados pelos autos de fé causariam na vizinhança. Mas lá mais para o verão, à beira mar, acautelem-se amigos meus e não se deixem arrastar.
O mundo está cheio de armadilhas e donde menos se esperam é que elas saltam. Quem iria pensar que uma poetisa de créditos firmados, se punha a discretear sobre felinos de olhos verdes mas ladrões e peixes escamosos, porém fino petisco?
Não serei eu que me porei aqui a soltar os impropérios que a senhora Maria lançou ao ágil ladrão, tanto mais que abona a favor da autora a bela peça que escreveu, a ironia requintada,o humor, a descrição realista do episódio e sobretudo um facto que não se pode deixar de ter em consideração: o de não comer um carapau há mais de um ano!