15 março 2011

Do Tempo, da Memória e do Amor


Vênus e Adônis, de Pieter Pauwel Rubens (1610)
O Tempo é um  anjo com longas asas; guias que  vão envolvendo, mais e mais, apertando sobre ti uma a uma as penas brancas do destino.
A Memória é  um imenso sol que te abrasa, deixando-te cego por vezes sem conseguires caminhar, por não saberes onde estás. Eis que quase tudo esqueces e sufocas julgando que não tens mais tempo.
Quando escrevo Liberdade, reinscrevo o Tempo e a Memória através de uma misteriosa criação da poesia, uso-a como se fosse luz e cor, ultrapasso a existência, porque só a poesia procede do caos redentor.
E do Amor? Falta nascer a palavra que descreva este sortilégio, alquimia , transmutação do sentir. Quando eu deixo de existir para te dar  à luz azul do céu, e te gravo  no meu coração sob a forma de rosa sem espinhos, elevo-te  ò flor suprema entre as flores, depois de sentires o meu beijo como Cipris, cumpro o desígnio que também outros cumpriram, honrando-lhes no Tempo a Memória de todas as coisas e todos os nomes.
No teu beijo há brevidade do orvalho, logo que foi dissipado o desejo, ou deveria escrever saciado, nasceu esta desconhecida flor sujeita ao levantar do dia ou, ao cair da noite; esmorece  nas fragas dos montes quando a fonte seca e se cala. Ondula ao vento,  crispada pela ausência da doce brisa que fugiu. Mas continua a resistir solitária porque se transmutou em Amor.
Há um sino a fustigar ao longe, por muito tempo ainda a casa da Memória. Por cima do voo pintado das andorinhas, que chegam para anunciar os ecos do calor do teu corpo no meu, crónica de um verão anunciado, onde os nossos dias foram imortais , apesar do Tempo já ter passado através deles e restar agora (apenas) o meu Amor por ti de novo tornam a mim todos os beijos que não te dei. Guardo-os como  fio dourado, de Ariadne dona e senhora (deles) e perco-me  a inventar novas almas, pois que para isso não preciso do vil metal que  tudo corrompe e escraviza.

1 comentário:

A.S. disse...

Leio-te. Meu pensamento se evola em espirais de desejo...

Beijos meus,
AL